top of page

Preços dos combustíveis, vão baixar?

  • Foto do escritor: Cabresto
    Cabresto
  • 16 de mar. de 2022
  • 2 min de leitura

Muito se tem falado recentemente num tal de Brent... Porque raio, este "cavalheiro" mete-se tanto na nossa vida?

ree

A sigla BRENT, que normalmente acompanha a cotação do petróleo, indica a origem do óleo e o mercado onde ele é negociado. O petróleo Brent foi batizado assim porque era extraído de uma base da Shell com o mesmo nome.

Atualmente, a palavra Brent designa todo o petróleo extraído no Mar do Norte e comercializado na Bolsa de Londres, tornando-se referência para os mercados europeu e asiático.



Como chegar ao valor final?

Para chegar ao valor final, é preciso fazer algumas contas à vida e ter em consideração alguns factores, tais como:


Cotação internacional

Todos os dias é monitorizada a cotação de cada um dos produtos derivados do petróleo.


Transporte

O custo do transporte do produto petrolífero para o território nacional entra na conta final.


Incorporação dos biocombustíveis

A obrigação legal de reforçar o teor de biocombustíveis na gasolina e no gasóleo, com o objetivo de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, também tem impacto no preço pago pelo consumidor. A percentagem de incorporação é determinada anualmente pelo Estado, de acordo com as metas da União Europeia, e em 2021 foi fixada em 11 por cento.


Reservas estratégicas

Existem reservas de segurança controladas diretamente pela ENSE. A sua gestão e armazenagem têm custos que se refletem no preço dos combustíveis.


Descarga e armazenagem

Para o preço final dos combustíveis contam, ainda, os custos com operações logísticas de receção do petróleo bruto ou produtos derivados do petróleo, assim como com a sua armazenagem temporária.


ISP

Há também impostos a pagar sobre todos os produtos petrolíferos e energéticos, se forem consumidos ou vendidos para uso carburante ou combustível. Aqui são considerados os valores da contribuição de serviço rodoviário (taxa que incide sobre a gasolina, o gasóleo rodoviário e o GPL) e da taxa de carbono (taxa sobre as emissões de CO2 a que estão sujeitos alguns produtos petrolíferos e energéticos).


IVA

A tudo isto acresce ainda o IVA, aplicado a todas as componentes que compõem o preço, incluindo o ISP.


Custos de comercialização e margem comercial

Embora não sejam incluídos na formulação do preço de referência, os custos de comercialização e a margem comercial também têm impacto no preço final de venda ao público. A margem comercial engloba todos os custos com a distribuição dos combustíveis depois da armazenagem, nomeadamente transporte e custos dos operadores (fixos e variáveis) – que dependem de fatores como a capacidade negocial e logística de cada empresa. Sobre estas componentes incide, também, IVA.


ree

São Vários os planos de viagem que aguardam os mealheiros atestados, para que sejam colocados em prática. Isto porque não deixamos de viajar, apenas levamos mais tempo a reunir fundos para as nossas aventuras.


Melhores tempos virão, até porque há data de hoje o Brent já recuou cerca de 30% face aos 139 dólares da semana passada, um máximo de quase 14 anos... assim, a primeira previsão aponta para uma descida por litro da gasolina e gasóleo em 20 cêntimos a partir de segunda-feira (21 de Março de 2022), que pode ser ainda mais expressiva.


A ver vamos, como dizia o outro...







 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post
  • Instagram
  • Facebook

©2019 by Sagas d'um Cabresto.

bottom of page