EN2 d'um Cabresto
- Cabresto
- 7 de jun. de 2021
- 3 min de leitura

O melhor desconfinamento do mundo, foi d'um Cabresto.
O mês de Maio deste 2021, fica para sempre gravado na minha memória como o mês d'um Cabresto, no qual, foi possível percorrer o nosso maravilhoso país de Norte a Sul a absorver histórias pelas paisagens dignas de catálogo, conviver com gentes de uma riqueza impar, lambuzar na gastronomia invejada por todo o mundo... tudo isto e muito mais em 11 distritos, 35 municípios, 11 serras e 13 rios... somos ou não somos os felizardos "donos" da EN2?? A única na Europa que atravessa um país em toda a sua longitude e a terceira a nível mundial, só ultrapassada apenas pela Route 66 nos EUA e pela Ruta 40 na Argentina.

Equipados a rigor com o apoio da Advspirit e logística da Straightforward, foi possível iniciar a degustação que começou no famoso Km 0 em Chaves, com o primeiro carimbo no Passaporte pela mão da simpática Sofia, que nos recebeu de sorriso rasgado, devidamente protegido pela máscara.
Ao som da ignição dos motores, deu-se o arranque rumo a sul. Cedo percebemos que nem todos os locais referenciados para carimbo, ficam na rota EN2, isto é, há carimbos que obrigam a desvios porque a EN2 passa pelo distrito e não nas capitais de distrito... nós resolvemos carimbar apenas nas localidades por onde passávamos, para dedicar mais tempo ao convívio... e que convívio.

Curva contra curva em bom estado de conservação, torna-se difícil escolher se olhamos para a estrada ou para a paisagem LINDÍSSIMA do Douro vinhateiro nas suas famosas encostas, recheadas do maravilhoso néctar Português... a imponente paisagem na zona de Castro Daire é de tirar o fôlego... a simpatia incrível do corpo de bombeiros de Santa Comba Dão em explicar como cumprir a rota na integra da N2 (nesta zona a barragem da Aguieira engoliu parte da nacional e temos de a contornar)... mais à frente, chegamos ao topo da Vila de Penacova e à nossa espera está uma bela varanda pública, para a Praia Fluvial do Reconquinho...

Pelas sombras na foto, já podem perceber que estávamos a chegar ao final de mais um dia e pela frente ainda estavam as deliciosas curvas, entre Vila Nova de Poiares e Gois.
O despertar dos motores na manhã seguinte, é tão característico na Vila de Gois como o cantar do Galo... aqui vive-se o Motocliclismo de forma humilde e genuína.
Não quisemos iniciar viagem, sem o belo pequeno almoço no restaurante Beira Rio ao km 271... saudades da "Bifana à Bombeiro"...

A pensar que estamos quase a meio do país e ainda há muito para viver e contemplar... Espera-nos Pedrogão Grande com a sua bela Barragem do Cabril, Sertã e o Centro Geodésico de Portugal em Vila de Rei... para quem não conhece, encontra-se no cume da Serra da Milriça e tem o nome de Picoto da Milriça. Uma visita a este local impõe-se não só pelo simbolismo do local como pela vista que se alcança a 360º, podendo vislumbrar-se em dias limpos a Serra da Estrela a cerca de 100 km de distância.

Após almoço divinal e memorável no Zito no Sardoal, rumámos a sul em direção à barragem de Montargil e descansar em Montemor-o-Novo no Burriscas Campismo Rural, onde fomos muitíssimo bem recebidos e queremos voltar. Quanto ao jantar, é segredo...
Na manhã seguinte e ao som do cante alentejano, do galo lá do sitio... registei esta imagem com o castelo de Montemor-o-Novo ao centro.

Pela frente tínhamos as riquíssimas planícies alentejanas, recheadas de rectas dignas de verdadeiros aeroportos, com excepção da zona do Torrão onde é da praxe aquecer os pneus, antes de visitar o marco do Mafarrico...

A última paragem antes da chegada a Faro foi na Serra do Caldeirão, lugar onde já reinavam momentos de silêncio... um misto de sensações assombrava as nossas palavras, felizes por tudo o que estávamos a viver, contrastado com o aproximar do final da aventura... a vontade de terminar a saga era 0.

Entre curvas, retas, gastronomia típica de cada região, montanhas, serras e planícies... O melhor desconfinamento possível, é Português.
Levantei só esta ponta do véu para já... em breve ficarão a saber porquê.
A todos o desejo de boas curvas e mantenham-se com saúde ✌🏻🧔🏻

Comments